Jornalismo e Produção em TV
 
Conteúdos
 
Jornalismo Informativo
(Regras de texto)
 

Existem algumas regras básicas para produção de matérias para telejornal. Vejamos a seguir:

- redigir os textos de Áudio sempre na lauda de TV, coluna da direita (veja em Anexos, Documentos a serem prenchidos). Nesta coluna escrevemos os textos de Cabeça, Pé, Off, Stand-up e Sonoras;

- utilizar somente um dos lados da página;

- na coluna Áudio usar um tamanho de fonte, de modo que em meia lauda, por linha, tenhamos uma média de 32 dígitos (Times New Roman tamanho 14 ou Verdana 12).

- na coluna Áudio entrelinhas de 1,5;

- na coluna Vídeo o entrelinhas pode ser simples;

- a fonte da coluna vídeo pode ser menor que a áudio (Times New Roman de 08 a 12 ou Verdana 08;

- não usar sinais gráficos nem marcação de jornalismo impresso;

- no lado esquerdo da Lauda de TV, escrever as informações referentes ao vídeo: marcação de tempo, Planos, enquadramento, Movimento de lente e Movimento de câmera e Gerador de Caracteres;

- na lauda TV usar sempre a margem esquerda, sem entrada de parágrafo; nunca justificar nem centralizar o texto.

- nunca separar as sílabas no final de linha;

- usar uma lauda para cada matéria, mesmo que o texto seja pequeno;

- abreviar somente palavras de amplo conhecimento público: FIERGS, FGTS, SUS;

- cada linha da coluna Áudio, no tamanho de fonte já descrito, com 32 dígitos, tem uma duração média de 2 seg por linha;

- na coluna áudio usar frases curtas, ordem direta, palavras curtas;

- o texto precisa ser conciso e objetivo;

- um texto de TV (cabeça, off, st-up ou pé) não pode ter mais que 20 linhas;

- no telejornalismo os artigos são imprescindíveis;

- evitar adjetivos;

- jamais começar frases com gerúndio;

- usar o Futuro Composto (O presidente viaja amanhã);

- evitar o Futuro do Indicativo (Não usar: O presidente viajará amanhã);

- não usar o futuro do pretérito;

- não usar pretérito mais que perfeito ou pretérito imperfeito; usar somente o passado perfeito, se for necessário;

-não usar formas como mesóclise (cantar-se-ia) nem ênclise (vendem-se); preferir a próclise (se vendem casas);

- cuidado com palavras de duplo sentido (verbo provocar, tempo provoque; verbo provar, tempo provo que);

- não usar pronomes pessoais (ele, ela); identificar quem fala (dê o nome);

- não usar expressões indefinidas ou dúbias (não deixe o telespectador em dúvida quanto a sua matéria);

- ler sempre em voz alta a notícia antes de entregá-la ao apresentador;

- evitar cacofonia;

- evite rimas e palavras com a mesma terminação, troque por sinônimos;

- evite frases entre vírgulas;

- evite frases longas (máximo de três linhas por frase);

- combine informação visual com informação auditiva, sem prejuízo de uma ou outra;

- texto e imagem são complementares e não excludentes;

- o texto não deve ser descritivo;

- evite redundâncias entre imagem e texto;

- identifique no texto os elementos fundamentais da notícia: quem, quê, quando, onde, como e por quê;

- a imagem tem narrativa própria e pode transmitir informação e emoção, sem palavras;

- uma imagem forte pode ser valorizada por recursos de texto;

- usar linguagem coloquial;

- obedecer as regras gramaticais;

- evitar gíria e jargões;

- palavras, expressões e tempos verbais devem ser simplificados;

- termos e expressões específicos de certas áreas devem ser traduzidos para TV;

- os números devem ser sempre escritos por extenso;

- evite começar o lead de uma matéria com números;

- o dia é dividido em 12h, manhã, tarde e noite (não usar 24h);

- repetição de palavras, idéias ou nomes é importante no texto da TV.

 
Maria Francisca Canovas de Moura ©2005